top of page

12º segredo da prosperidade


Esta expressão foi dita por Freud. É um conceito muito interessante.


Todo ser tem uma reserva de libido que pode ser usada para realizar muitas coisas. A libido é a energia que move as galáxias. É a energia vital. O Chi. O que faz a vida ser o que é. Mesmo quando a pessoa acha que não tem mais libido ela ainda tem um estoque. Não importa a idade da pessoa, este estoque de libido permite que a pessoa seja produtiva por muito tempo ainda. Quando um maratonista acha que não aguenta mais ainda existe mais uma reserva e ele pode dar uma disparada final. Muitos corredores sentem isso quando fazem o esforço final.


Quando essa energia não é utilizada a somatização vem através de irritação, depressão, sentimentos de falta de realização pessoal, falta de sentido da vida, tristeza, melancolia, revolta, desespero e todos os sentimentos negativos. Energia é uma coisa que tem de fluir pelo universo, pela vida. Energia parada cria nós, bloqueios, etc.


É uma energia criativa por excelência. Todo ato de pensar, imaginar, pró-atividade, agir, fazer, planejar, realizar é fruto desta libido disponível.


Da emanação original do universo surgiram as galáxias. Essa energia que forma as estrelas e sistemas estelares é a mesma energia que forma um ser biológico ou não. A libido é essa energia condensada. Na verdade, isso é um estoque infinito, mas todos podem sentir como libido disponível. O impulso da vida de realizar cada vez mais. Soltar o freio e deixar essa energia fluir fará com que a vida de qualquer pessoa tenha sentido. Foi isso que Joseph Campbell falou quando disse “siga sua felicidade”. Deixar a libido disponível fluir. A mesma coisa também foi dita por Wilhelm Reich quando definiu o conceito de couraça do caráter, que é o ato de impedir que a libido flua.


Nós negócios o dinheiro deve fluir, circular pela economia, haver trocas, produção, criação de riqueza, trabalho. Quando isso acontece é a libido circulando em forma de dinheiro ou produtos. Quando uma plantação cresce é a libido sendo expressada pelos vegetais. Quando tudo progride é a libido em ação. Portanto, libido disponível tem de se expressar como crescimento e evolução. Existe uma tremenda quantidade de energia disponível para realizar tudo que é necessário na vida de toda pessoa. A resistência a deixar fluir é que cria todos os problemas que se vê pelo mundo.


Este é um conceito muito amplo e vale a pena gastar um pouco de tempo para pensar sobre ele.


Hélio Couto

Da série "Segredos da Prosperidade".




Postagens
Posts Recentes
Procurar por tags
bottom of page