top of page

Mitologia Criativa - Paradigmas



Mitologia é o assunto da mais alta importância. Todo paradigma é criado pela mitologia. E o paradigma rege toda a vida de um povo. É a visão de mundo. Todas as crenças são baseadas no paradigma.

A mitologia diz como viemos parar aqui. O que estamos fazendo. Porque estamos fazendo. O que acontecerá conosco. A razão de vivermos e tudo o mais. Tudo depende da mitologia. Não importa se é uma tartaruga que sustenta a Terra ou Zeus que manda os raios; a economia, a sociologia, a educação, a educação, a vida em geral será determinada por isso.

Qual a mitologia de uma tribo bárbara que só pensa em conquistar, destruir e escravizar? E qual a mitologia de um povo que quer construir cidades, monumentos e expandir seus domínios? Ou de outro que não quer fazer nada na vida? Ou daquele que não tem mitologia alguma?

Joseph Campbell estudou profundamente o assunto e chegou à conclusão de que quando não se tem mitologia alguma a civilização está perdida e sem rumo. E isso é muito fácil de perceber.

Quando um povo tem uma mitologia materialista, reducionista, cartesiana, o que vale é a lei da força. O mais forte impõe sua vontade. Com toda as suas consequências. As estórias que contamos para nossos filhos formam o paradigma deles. Todo o sucesso e felicidade deles dependem destas estórias. Os gregos gostavam de estórias de tragédias e vemos o que aconteceu. Quando não há uma Realidade Última benevolente numa estória, o resultado será a falta de vontade de trabalhar e contribuir, a competição desenfreada, o poder absoluto, a escravidão ou servidão e toda a decadência resultante disto. A história está repleta destes exemplos. Quando se olha o que aconteceu com determinado povo basta ver em que estórias acreditavam. E quando vemos quais estórias acreditam hoje já sabemos o futuro claramente.

Criar estórias é uma função de extrema importância. Toda ficção é uma estória que pode tornar-se um paradigma e criar arquétipos que conduzem um povo. Arquétipos são criados o tempo todo. Tudo no universo é dinâmico e está em desenvolvimento. O universo aprende com a mudança. O que chamamos de evolução é a transformação constante que acontece em todo o universo. Desde uma partícula elementar que sai do Vácuo Quântico até um aglomerado de galáxias.  Tudo se move em frenética velocidade. E tudo isso tem um paradigma por trás que dirige tudo isso. Essa harmonia universal está debaixo do Paradigma Real. Este é o paradigma que devemos procurar entender para que possamos ter o mesmo progresso, paz e harmonia do universo. Hélio Couto


Postagens
Posts Recentes
Procurar por tags
bottom of page