top of page

Soltar é uma coisa muito difícil de fazer. É por esta razão que a prosperidade é rara e o sofrimento abundante. Sem aprender a soltar não há como progredir. O ego é o maior adversário de se evoluir. O cérebro reptiliano faz de tudo para não soltar nada. Para ele tudo é território e conquista. Luta de vida e morte. Esse tipo de atitude engessa tudo e cria uma couraça que impede o progresso em qualquer área.

Porque é tão difícil entender o que é soltar? Justamente porque o ego não quer soltar nada e faz com que o consciente não entenda o conceito. Se soltarmos fluiremos pela vida sem tensão e ansiedade. Aproveitando o que a vida nos oferece sem cobranças e julgamentos. Sem apego e território. Simplesmente sendo. Como sempre Joseph Campbell dizia: a vida como ela é. Querer mudar a vida é querer mudar as leis básicas do universo. Tudo tem uma razão de ser do jeito que é. Tudo está perfeito dentro das possibilidades de hoje. Amanhã estará melhor, mas hoje é o melhor possível. Por exemplo: queremos contratar uma pessoa. Hoje ela tem uma eficiência x, daqui a um ano terá 2x. O que fazer? Esperar um ano? Hoje ela é perfeita com x, daqui a uma no com 2x, daqui a três anos com 5x. Ela sempre ficará melhor. Não podemos esperar o futuro para fazer algo. O futuro nunca chega. Só existe o presente. Então contratamos hoje e fazemos o melhor com o que temos. Outro exemplo: com os livros que já li estou no máximo da minha capacidade. Daqui a um ano terei lido mais livros e minha capacidade aumentou na mesma proporção. Espero para fazer o que tenho de fazer hoje para fazer daqui a um ano? É óbvio que não. Fazemos o melhor todos os dias e todos os dias melhoramos sem cessar. É assim que se evoluiu.

Soltar não é desistir, não é não-querer. Soltar é deixar o universo fluir como deve ser e nós fluirmos juntos com ele. É uma sensação de unicidade com o universo. De fazer parte de tudo e ser uma coisa só com tudo o que existe. É um sentimento de unidade cósmica.

Quando um cliente entra na sapataria o que fazemos? Pomos pressão nele para comprar o que queremos que compre? Ficamos em cima dele para não deixar escapar? Enfiamos “goela abaixo” nossos produtos? Já passaram por essa experiência em alguma loja? Ou em qualquer outra situação na vida? Ou deixamos o cliente à vontade colocando-nos a uma distância confortável para ele não se sentir pressionado e ao mesmo tempo sabendo que estamos ali para servi-lo? Pensamos no melhor para o cliente? Na satisfação das suas necessidades em vez da nossa? Pensamos no que o cliente pode gastar em vez de pensar no nosso faturamento? Ajudamos o cliente desinteressadamente a escolher o melhor para ele? Fazemos amizade com o cliente? Se soubermos do que ele precisa procuramos ajuda-lo? Essas são questões fundamentais para um vendedor e para todos os seres humanos. Para os vendedores sugiro os livros de Joe Girard. Quem consegue soltar tem prosperidade. Soltar é tudo isso que está dito acima.

Soltar é ajudar o cliente em tudo que pudermos. Ajudar em toda e qualquer situação. Incondicionalmente. Se existe uma fórmula para ter sucesso ela é ajudar incondicionalmente. Se isso for entendido o sucesso é certo. É claro que isso é o contrário da competição feroz pelo território. O paradoxo é que se soltarmos o melhor acontecerá. Se deixarmos as coisas fluírem naturalmente o melhor para todos acontecerá. Nunca forçar, nunca por pressão, nunca cobrar, nunca por ansiedade, etc. Fazer o melhor que puder, estudar, trabalhar e soltar. O resultado aparecerá. A questão é dar o máximo sem colocar pressão. Não adianta pressionar a galinha a botar o ovo. Se fizermos isso não teremos ovo. A galinha porá o ovo na hora que se sentir calma. Esse é o fluxo do universo. Se uma galinha consegue fluir nós também podemos conseguir.

Mesmo quando existem problemas é possível soltar e na verdade é a única solução para os problemas. Fazer tudo que é possível e depois deixar as coisas se resolverem. Existe uma administração cósmica que cuida de tudo. Todos os problemas têm solução. Um pode demorar mais, outros menos, mas no fim tudo dá certo. Considerar que o universo funciona em termos de eternidade ou bilhões de anos. Um dia o problema x estará resolvido e olhando para trás veremos que não adiantou ficarmos preocupados. Na hora certa foi resolvido. Essa hora certa acontece senão colocarmos pressão. Senão atrasamos o resultado.

Como pagarei as dívidas? Quando ganhar dinheiro. Para ganhar dinheiro é preciso analisar, estudar, decidir, trabalhar, para ganhar dinheiro. Não é ganhar dinheiro para pagar dívida. Desta forma está pensando em dívida. E tudo que se pensa aumenta. Onde se põe foco aumenta. Pensando apenas em ganhar dinheiro por ganhar dinheiro terá o dinheiro para o que precisa. E ganhar dinheiro sem ficar preocupado com ganhar dinheiro. Sem ansiedade. Quando uma coisa não for mais importante ela acontecerá. Quando nos desligarmos dela ela virá. Essa é a atitude de soltar. Deixar as coisas fluírem. Isso não significa não fazer nada, ou achar que por um passe de mágica as coisas acontecem, ou por magia, etc. Soltar significa trabalhar muito, estudar muito e ajudar muito. Depois deixar a galinha botar o ovo. O bebê leva 9 meses para nascer. Não adianta pressionar a mãe. Mas, é isso que se faz quando se quer ganhar a qualquer custo, não importando as condições. As dívidas não serão pagas com preocupação. É trabalhando, poupando e soltando.

Analisar calmamente as outras possibilidades e alternativas. O que posso fazer para ganhar o que preciso ou quero? Que novos negócios? Que novos serviços? Como posso melhorar minha produtividade? Abrir a mente para novas possibilidades. Existem as infinitas possibilidades, mas só se nós deixamos que elas aconteçam. Nós colapsamos a função de onda. Nós escolhemos. Quanto mais limpa a nossa energia mais poder de colapsar temos. Com sentimentos negativos é impossível colapsar com eficiência. Portanto, sem limpar é muito difícil progredir em todas as áreas.

Lembrar sempre que a nossa vida é fruto das nossas crenças. A primeira coisa a fazer é questionar quais crenças estão criando esta situação. Então mudar as crenças. Como saber quais crenças se tem? Analisando o que faz na vida. O que compra? O que vende? Como trabalha? Como descansa? Quais escolhas faz? Como usa o dinheiro? O que pensa do dinheiro? E das demais coisas da vida? Basta analisar a vida de uma pessoa que se sabe exatamente quais são suas crenças. Algumas empresas já estão ganhando dinheiro tendo a informação do comportamento do consumidor. Sabendo como ele se comporta é possível prever exatamente o que fará em relação ao produto x ou serviço. Nada fica ao acaso. Isso na prática é uma análise de crenças. 

Soltar é um assunto extremamente importante de ser estudado para se ter sucesso na vida.

Site Oficial: www.heliocouto.com


Postagens
Posts Recentes
Procurar por tags
bottom of page