top of page

Dinheiro VIII



Será que o mundo dos negócios é feito de uma forma racional?

Três meses atrás foi aberto um bar de balada numa esquina no andar térreo de um prédio de apartamentos. Em frente ao bar já existe um bar funcionando a dezenas de anos. O bar de balada foi aberto com portas abertas para a rua. Portanto, entra quem quer. Não há pagamento de entrada nem consumação. Neste bar havia música ao vivo, portanto, tinha de pagar os músicos. O aluguel do imóvel é caro. São muitos metros quadrados numa esquina movimentada. Os clientes tinham de pôr as mesas na calçada, pois não cabiam dentro do bar. Os consumidores do bar de balada podiam atravessar a rua e beber no outro bar com um preço menor. Resultado: no segundo aluguel que foi pago o bar de balada faliu. Fechou as portas.

Perguntas:

Houve um estudo de viabilidade econômica de um bar de balada assim?

Foi avaliado o impacto de abrir um bar em frente de outro?

Foi avaliado o fato de o bar de balada ter portas abertas sem cobrar consumação?

Foi avaliado o fato de ter de pagar os músicos para tocarem nos fins de semana?

Foi avaliado o custo do aluguel, músicos, empregados, impostos, etc. em relação ao faturamento possível de um bar aberto para a rua?

Isso foi um empreendimento de tentativa e erro?

Investimentos de capital podem ser feitos desta forma?

Negócios podem ser criados para durarem dois meses?

Qual a análise que foi feita antes de iniciar o negócio?

O negócio foi feito na esperança de que desse certo?

Foram feitas dívidas para abrir o negócio?

Este é um pequeno exemplo de como os negócios não devem ser feitos. Vale para todos os outros. É um caso exemplar. Abrir e conduzir um negócio com base na emoção, sentimentos, esperança, ilusão, etc. é arrumar problemas na certa. É nesse ponto que entra o ego sempre. Uma análise racional deve eliminar o ego da equação. Ego são desejos. Quando entram os desejos acaba a racionalidade. E sem racionalidade decisões deste tipo são tomadas. E acabam custando caro. Toda a reforma do local e instalação dos equipamentos para durar dois meses!

O mesmo raciocínio vale para fazer dívidas para manter um negócio inviável funcionando. Mais do mesmo! Mais força em algo que não funciona. É preciso discernir antes de começar e mais ainda durante o empreendimento. Administrar não pode envolver esperança. Esperança é achar que algo irá mudar sem ter uma base racional. É preciso usar a capacidade analítica racional em tudo que se fizer na vida. E todos podem fazer isso. É uma decisão pessoal fazer isso. Todo ser humano tem a capacidade de analisar racionalmente. E não é uma coisa que depende de conhecimento acadêmico. Quantos negócios são conduzidos por pessoas que não tem formação acadêmica? A questão sempre é o ego.

Site Oficial: www.heliocouto.com


Postagens
Posts Recentes
Procurar por tags
bottom of page